Ultimo dia do IV- Encontro dos Citricultores de Sergipe/Bahia, no Município de Boquim, fechando com chave de ouro este evento riquissímo em conteúdo já mas visto na estória dos citricultores Sergipe/Bahia, todos estavam realmente satisfeitos com todas as palestras que aconteceram entre os dias 03 até a data de hoje 05/11. No dia 05 quem presidiu a mesa foi o Sr. Orlando Sampaio Passos (EMBRAPA - CNPMF) e o Secretário Municipal de Agricultura de Rio Real o Sr. Antônio Luiz da Silva.
Os Palestrantes de hoje foram, Carlos Henrique A.Gois, Agronordeste Ltda.SE e BA. Que tratou das Estratégias de Desenvolvimento das culturas consorciadas na citricultura: mamão, maracujá, abacaxi e outras, outro palestrante foi : Christiano César Disbern Graf, Citrograf Mudas/ SP, Vinícius GustavoTrombin, Pensa /SP, Drª Rose Pondé, CONAB SE/BA, e Walter dos Santos S. Filho, EMBRAPA/CNPMF.
Na parte da tarde os trabalhos da mesa fcou por conta de Jefferson Feitosa de Carvalho ( Presidente da EMDAGRO), e Edgar Campos Cerqueira Filho ( Secretário Municipal de Agricultura de Umbaúba/SE).
Os Palestrantes da Tarde foram: Edilson Batista de Oliveira, EMBRAPA COLOMBO/PR, e Cleiton Ribeiro, MICHELIN, e Jodemir Pires, EMDAGRO E Suely Xavier de Brito, E Geraldo Almeida Souza, CCLNORTE/BAHIA.
Realmente este foi um encontro que ficou marcado em todos que participarão deste grandioso evento promovido pela AGRONORDESTE e a Prefeitura Municipal de Boquim e seus Parceiros como: EMBRAPA, BALDAN, TATU MICHELIN, TIMAC AGRO, BANESE, YANMAR AGRITECH, KAMAQ, IHARA, ADAB, AGROPECUARIA GAVIÃO LIMITADA,CITRICULTURA SERGIPANA, BAHIACITROS,BANCO DO NORDESTE,GREENMIX, JACTO, SAMARITÁ, EBDA, BRASILQUIMICA, AGRONORDESTE DEFENSIVE E OUTROS, a todos que foram parceiros a AGRONORDESTE E O SEU GRUPO DE TRABALHO, em nome do Sr. GERALDO REVOREDO agradece a todos.
VC vai conferir nas fotos abaixo alguns dos melhores momentos do dia 05/11/2010.
A Citricultura da Bahia e Sergipe ,entra na era de nova Tecnologia Mundial,na Cultura da Laranja e Outros Citrus,Graças a todos que Fizeram e Fazem esta Importante Atividade, Cultura de Laranja,desde os anos de 1937.
ResponderExcluirCom o Evento realizado em Boquim-Sergipe,FESTA DA LARANJA,e IV- Encontro dos Citricultores de Sergipe/Bahia, em 06 de Novembro de 2010, podemos constatar,que os Produtores de Citrus do 2ºPolo de Citricultura do Brasil(Território Litoral norte/Agreste de Alagoinhas/Cruz das Almas-Bahia e Sergipe -(Boquim e Municipios do Território do Centro Sul),já dispõe de todas as tecnologias sustentavel ,para alcançar alta produtividade,desde a Produção de Mudas de Citrus(Laranja)Produzidas em -Ambiente telado-
1 milhão e 200 mil Mudas/Ano- (MUDAS já Produzidas no Estado Sergipe), assim como todos os Insumos necessários para ser utilizados na Cultura da Laranja(Fertilizantes Macro e Micro,Defensivos,Maquinas e equipamentos e outros,já encontrados na AGRONORDESTE-Loja especializada em Insumos para a Citricultura,em Rio Real-Bahia e cidades do nosso Estado vizinho Sergipe.
Todos que Participaram do evento FESTA da LARANJA. 2010, encontra a nossa Citricultura neste Estágio,isto é uma Grande História,desde os anos 1.500 ,quando nesta época fomos agraciados(Governo de Portugal) em nosso Estado da Bahia precisamente em SALVADOR,1ª Capital do Brasil as Primeiras Mudas de Laranja , para formação dos POMARES implantados nas Chacaras no Bairro do Cabula.Posteriormente Foi para a Região de Alagoinhas e Recôncavo Baiano,em Cruz das Almas, e anos depois foi para o Estado de Sergipe, Plantios de Laranja de Bahia nos Municipios de Boquim e Lagarto,apartir dos anos de 1937,conforme registros Oficial do Engenheiro Agrônomo EDGARD CHASTINET(Meu Pai)-Chefe do CAMPO do GOVERNO de Boquim,em Sergipe -Serviços de Fomento Agricola do ministério da Agricultura(cultura do FUMO ,Algodão e Início do Plantio de Laranja em Boquim, mudas Provenientes da Bahia e Estação do MA de Pernambuco,quando iniciou este Grande POLO CITRÍCOLA.
Todos os Palestrantes ,foram precisos nos Temas atuais das nossas necessidades de incorporar conhecimentos Científicos e de facil compreenção a nivel de Difusão de Tecnologias ,a ser aplicada por todos os Citricultores da Bahia e Sergipe.
Homenageamos a todos que realizaram este Evento Histórico,aos CITRICULTORES Bahia/Sergipe;Governos:Federal,Estadual(Ba/SE,Municípal(BOQUIM e RIO REAL ,Técnicos das Instituições, que Fazem a CITRICULTURA BAHIA & SERGIPE, FORTE e Importante pois todos os Palestrantes ,foram precisos nos Temas atuais das nossas necessidades de incorporar conhecimentos Cientificos e de facil compreenção a nivel de Difusão de Tecnologias ,a ser aplicada por todos os Citricultores da Bahia e Sergipe.
CHASTINET,Antonio Carlos-Engenheiro Agrônomo,Citricultor-Bahia.